Breaking News
Home / Trabalho / Ferramentaria em São Paulo

Ferramentaria em São Paulo

Nos dias de hoje, para praticamente todos os equipamentos e processos existe uma ferramenta específica para funcionamento, reparo ou manutenção. Em São Paulo, por exemplo, a ferramentaria é uma atividade muito presente.

Esse setor da metalurgia é voltado para a criação, desenvolvimento e produção de ferramentas e peças por meio de máquinas de precisão, como a fresadora, a fim de se obter um produto final de qualidade.

A produção de ferramentas é uma atividade de suma importância para que outros setores da indústria, como o naval, aeroespacial, mineração, óleo e gás, eletrônicos e demais exemplos mantenham o se funcionamento produtivo.

Compreendendo o conceito de ferramentaria e sua utilidade

Com o avanço da tecnologia e inovação, o setor da metalurgia passou por várias transformações e se tornou muito mais preciso nos seus processos, como, por exemplo, na ferramentaria, que hoje produz instrumentos de alta precisão.

As ferramentas e demais dispositivos resultantes desse ramo têm por finalidade produzir determinado objeto ou realizar uma tarefa contínua dentro de uma atividade específica sem serem inutilizados.

Esses utensílios podem ser classificados em manuais, elétricos e também mecânicos, sendo que um dos primeiros a ser reconhecido foi o macaco de mão e que, logo depois, deu abertura para outros setores, como a agricultura.

Classificação das ferramentas de acordo com suas funções

A técnica de ferramentaria é operada por um profissional que detém os conhecimentos completos na área metalúrgica, como em usinagem, preparação de maquinários, trabalho com fresadoras e também em retífica (correção).

As ferramentas podem ser classificadas com base nas suas funções mais básicas. Confira a seguir para saber quais são:

  • Ferramenta de corte: atuam a partir de uma força de cisalhamento em uma face, com a condição de que a aresta do instrumento de corte seja mais dura do que o objeto cortado. Exemplos: faca, foice, goivas e brocas.
  • Ferramentas móveis: atuam no deslocamento de determinados objetos, que podem ser grandes ou pequenos. Exemplos: martelo (prego), chave de fenda, chave inglesa e serras.
  • Ferramentas combinadas: atuam em conjunto com outro instrumento para funcionar. Exemplos: despertador, em que se faz ncessário um objeto de medição (relógio) juntamente com um de percepção (alarme).
  • Ferramentas de substituição: são multisuo, podendo ser improvisadas ou ter funções práticas que possibilitam a solução de determinada atividade.

As vantagens que as ferramentas trazem para uma empresa

Para que uma empresa tenha destaque no mercado é essencial que o seu produto final tenha aprovação dos seus clientes. Contudo, muitos se enquecem da importância que a ferramentaria exerce no ganho do sucesso.

Os obstáculos e dificuldades em um empreendimento, muitas das vezes, podem se encontrar no processo de criação, por alguma falha nas máquinas e equipamentos, o que acaba comprometendo todo a sua cadeira produtiva.

Diante desse cenário, ao se optar por empregar ferramentas de qualidade, todos os resultados são otimizados e o clico de produção da empresa se torna muito mais eficiente. Confira algumas outras vantagens adquiridas:

  • Geração de produtos de alta qualidade;
  • Processo produtivo mais tecnológico;
  • Diminuição de falhas;
  • Otimização do tempo de produção;
  • Aumento da capacidade produtiva.

Com isso, pode-se verificar, o ramo da ferramentaria é muito aplicado nas atividades metalúrgicas para propor soluções em praticidade, produção e reparo de diversos outros processos industriais.

Agora que você conheceu mais sobre as ferramentas e suas aplicações e se interessou pelo assunto, não deixe de conferir o artigo sobre fresamento CNC.

E se você deseja saber mais sobre tópicos semelhantes e outros serviços oferecidos no mercado, relacionados a ferramentaria em São Paulo, entre no site: http://braniva.com.br/

 

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *