Breaking News
Home / Equipamentos / O que é uma caldeiraria?

O que é uma caldeiraria?

O processo de caldeiraria é fundamental para a confecção e reparo de peças de metal. Esse procedimento acontece a partir de soldas, e por isso é necessário o manuseio de máquinas e equipamentos muito específicos.

A caldeiraria é uma vertente metalúrgica que solda diferentes tipos de peças, que poderão servir para máquinas de variadas funções. Para exercer essa função, o profissional precisa ter um preparo específico, e é chamado de caldeireiro.

Mas o que faz exatamente o caldeireiro? Como esse profissional se prepara para dar conta de um trabalho tão específico? Vamos explicar exatamente o que é caldeiraria, e qual é a importância desse trabalho para a indústria.

Caldeiraria: uma das funções mais importantes do universo metalúrgico

Podemos dizer que basicamente o caldeireiro é responsável por produzir peças a partir e matéria prima – geralmente placas de aço. Essas peças podem ser curvadas, pequenas, arredondadas ou de outros tantos tipos.

Por isso a precisão é palavra de ordem nesse trabalho, e o profissional precisa ter bastante segurança para realizar a tarefa. Veja algumas peças que precisam desse processo para serem criadas:

  • Embalagens metálicas;
  • Chaminés de metal;
  • Vasos de pressão;
  • Tanques;
  • Fornos etc.

Para que isso aconteça, é necessário que um profissional muito bem preparado participe do trabalho. Essa pessoa deve ter conhecimento em geometria, desenho mecânico, matemática, conhecimento em metais e metrologia.

Tudo isso contará para que ao final a peça seja exatamente como precisa ser, e com isso cumpra a sua devida função onde quer que seja aplicada.

Como escolher uma boa empresa para fazer o serviço de caldeiraria?

Como você pode ver, trata-se de um trabalho que requer muito conhecimento e atenção. Por isso mesmo a escolha da empresa que vai realizar o processo de caldeiraria é muito importante.

Antes de concluir o trabalho, a empresa deverá montar um projeto para você com base em dados como cálculos matemáticos e desenhos geométricos. Isso é necessário para que o trabalho seja realizado de forma adequada.

Para que isso seja feito, a empresa deverá utilizar materiais como aço carbono, inox, cobre, alumínio, chapa de ferro e demais tipos de metal. Da mesma forma, ferramentas como compasso, régua, transferidor, trena, punção, nível, prumo de centro e muitas outras são essenciais.

Para a realização do projeto são feitos diversos cálculos baseados na utilização final da peça. Por isso você precisa ter um contato direto com a empresa, e garantir que todas as informações necessárias foram repassadas ao profissional antes da confecção da peça.

Escolher uma empresa de confiança, com tempos de mercado e com reconhecimento no nicho de atuação é fundamental.

O processo de caldeiraria, assim como a usinagem e demais passos da indústria metalúrgica, deve ser feito apenas por empresas devidamente certificados e preparados. Considere tudo isso na hora de escolher.

Nós indicamos que você acesse o site da Braniva – http://braniva.com.br/ – e conheça todos os serviços prestados.

Calandragem, soldagem e caldeiraria industrial: entenda cada um

Dentro dos processos de caldeiraria você encontrará esses três tipos: calandragem, soldagem e caldeiraria industrial. O que significa cada um deles?

  • Calandragem:

Com uma máquina chama Calandra, a empresa transformará placas planas em chapas planas em cilindros ou cones. Essa é uma máquina complexa composta por uma série de rolos giratórios.

  • Soldagem:

Existem diferentes tipos de soldagem de metal, e a caldeiraria realiza muitos deles. Você encontrará algumas como solda industrial, solda TIG, solda MIG/MAG e outras.

  • Caldeiraria industrial:

Além de fazer a leitura completa do projeto, o profissional vai realizar trabalhos como traçagem em chapas, diferentes tipos de cortes, dobras e montagens.

Agora que você já sabe para que serve a caldeiraria, tenha bastante cautela na hora de contratar esse tipo de serviço, e escolha uma empresa devidamente qualificada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *