Breaking News
Home / Peças / Para que serve a usinagem?

Para que serve a usinagem?

A usinagem é fundamental para o funcionamento de diversas indústrias e linhas de produção. É a partir dessa atividade que são criadas peças de metal fundamentais para fábricas, máquinas e até extração de petróleo.

Esse tipo de fabricação exige precisão e muita técnica. Por isso, profissionais que trabalham com usinagem precisam ter uma formação específica para o desenho de peças e manuseio das máquinas de corte e criação.

Para que o trabalho de usinagem seja realizado existem várias etapas que precisam ser cumpridas. A seguir vamos explicar exatamente para que serve a usinagem, e como acontece esse processo.

Entenda como acontece o processo de usinagem

Para que as peças de metal sejam moldadas de forma correta, e consigam cumprir com a sua função, a usinagem é composta de diferentes categorias, e em alguns casos elas são utilizadas juntas para resultar em uma única peça.

  • Perfuração:

A perfuração é um processo muito utilizado, que, como o próprio nome diz, é usado para gerar furos nas peças. Esses furos devem ter diâmetros muito precisos de acordo com a necessidade de cada projeto e a finalidade de cada peça fabricada.

  • Torno:

O torno é usado tanto para a confecção quanto para o acabamento de peças. É uma peça de metal que precisa ter força maior do que o metal que ela está moldando. Trata-se de um dos equipamentos mais importantes do processo de usinagem.

  • Fresagem:

Também é um processo de corte. Nesse caso a máquina possui várias arestas cortantes que giram ao redor de seu eixo. Ela é usada para retirar rebarbas e dar um acabamento mais preciso ao material que está sendo fabricado.

É muito utilizada para fazer logotipos e placas de aço – como aqueles que são fixados na frente dos carros, por exemplo – ou para fabricação de ferramentas muito específicas.

  • Moagem:

E nesse outro processo existe uma peça de pedra que é usada para moldar o aço conforme necessário. É comumente utilizada tanto para dar forma a objetos acetinados quanto para afiar ferramentas de uso manual.

Qual é a importância da usinagem na indústria brasileira? 

É praticamente impossível imaginar os avanços químicos, tecnológicos e científicos que vivemos atualmente sem o respaldo da usinagem.

Trata-se de uma prática fundamental para a criação de peças muito específicas, com detalhes e tamanhos precisos, e que podem ser utilizadas nas mais diferentes áreas – podemos citar como exemplo a Petrobras e todo o seu complexo processo de extração de petróleo, ou a indústria automotiva.

Mas a usinagem não se limita apenas as grandes empresas. Os pequenos parafusos utilizados em peças de metal também são moldados e fabricados a partir dessa prática.

O que considerar na hora de contratar um serviço de usinagem?

É muito importante que o processo de usinagem seja realizado por pessoas altamente capacitadas, e devidamente preparadas para manusear as máquinas e as peças.

Por isso, no momento em que for procurar uma empresa que realize esse tipo de serviço, você deve considerar se realmente é qualificada para tal função, e se os profissionais possuem a devida certificação.

Acesse o site http://braniva.com.br/ e conheça o trabalho realizado pela Braniva Indpustria Mecânica. São mais de 30 anos atuando na área com grande conhecimento de mercado e os melhore profissionais.

Prezar pela qualidade em usinagem é fundamental para garantir o sucesso de seu projeto, independente do tamanho e da proporção.

Agora que você já entender para que serve usinagem, e compreendeu a importância desse processo para a indústria, descubra o que caldeiraria em nosso próximo conteúdo, e entenda ainda mais como essas atividades se complementam para lhe oferecer o melhor resultado.

 

 

 

 

 

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *