Breaking News
Home / Maquina / Usinagem de roscas

Usinagem de roscas

A usinagem de roscas é um importante processo pelo qual toda peça deve passar em determinado momento. O processo se dá pela remoção de parte do material que permite a formação dos filetes, chamado cavaco.

Existem vários tipos de usinagens e vários tipos de roscas. Torneamentos, cabeçotes entre outros mais. Entender o projeto para o qual a rosca está sendo produzida é indispensável para ter qualidade e sucesso na peça final.

Quer entender um pouco melhor sobre o assunto e saber o que significa usinagem de roscas e quais os principais tipos existentes? Continue lendo e descubra mais sobre o assunto neste artigo.

O que significa “Usinagem de roscas”?

A usinagem nada mais é do que dar uma forma, uma definição e um bom acabamento a diferentes peças. Roscas, por sua vez, são superfícies cilíndricas com filetes que variam o tamanho conforme a designação do pedido.

O número de filetes, como a distância entre cada um deles, é o que determina cada tipo de rosca. A grossura do filete também é um fator importante, pois garante o movimento das peças a que a rosca será empregada.

Em resumo: Podendo ser utilizada no processo produtivo ou até mesmo no acabamento de algum produto, a usinagem de roscas é importantíssima! Fator indispensável para as empresas que trabalham com peças.

Quando ocorrem falhas durante a usinagem de roscas – que é um complexo processo – é preciso reparar rapidamente os erros para evitar prejuízos de diferentes portes.

Alguns dos erros mais comuns são roscas com medidas diversas e que não permitem o ajuste adequado; equívoco entre os diferentes tipos e formas disponíveis na indústria; escolha inexata de ferramentas para rosqueamento.

Classificação dos tipos de rosca

Ao falar em usinagem de roscas é indispensável ressaltar que existem vários tipos de rosca. Cada uma delas serve melhor para uma situação em específico, sendo importante saber como escolher cada uma:

o   Interna

A primeira classificação é a rosca interna. Isso é, quando por fora a superfície é lisa e plana, porém por dentro repleta de filetes.

o   Externa

Mais difíceis de serem encontradas, as roscas externas tem os filetes do lado de fora, como o próprio nome sugere.

·        Dentado

Uma das roscas mais utilizadas e conhecidas, o recorte dentado é visualmente semelhante ao seu nome: Ou seja, mostra vários dentes na superfície cilíndrica.

·        Dente de serra

Usados em macacos de catraca, esses parafusos são usados em apenas um sentido, aguentando muito esforço também.

·        Quadrado

Aguentam grandes esforços e muitos choques, as roscas do tipo quadrado são usadas com frequência em morsas e prensas.

·        Redonda

Comuns nos equipamentos ferroviários, esses parafusos têm grandes diâmetros que aguentam bastante esforço. A aplicação das roscas redondas pode ficar sujeitas a todo este esforço.

·        Semicírculo

Com um elevado plano seguido de um semicírculo, este é outro importante tipo de rosca que tem inúmeras aplicações.

·        Soberba cilíndrica

Rosca bem diferenciada, a soberba cilíndrica tem umas pirâmides espaçadas ao longo de sua superfície.

·        Trapezoidal

Muito usado nos fusos de máquinas industriais, as roscas do tipo trapezoidal são suaves. Os movimentos são bem uniformes também!

·        Triangular

O tipo de rosca triangular é comumente usado para a fixação das rodas do carro. São parafusos que garantem a união de peças, conhecidos como porcas de fixação.

·        Triangular cônica

Semelhante ao tipo anterior, a rosca triangular cônica vai mudando o seu tamanho conforme o tipo de aplicação. São usadas equações para determinação exata em geometria.

Ainda tem dúvidas sobre a usinagem de roscas? Quer entender mais a fundo como é feito o processo de fabricação dessas peças? Aproveite para entrar em contato com a Braniva e saiba mais agora mesmo!

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *