Breaking News
Home / Equipamentos / Usinar peças

Usinar peças

Usinar peças é uma etapa indispensável para a indústria. Para que as máquinas funcionem e criem os produtos e mercadorias planejados, é preciso ter uma boa estrutura e, nessas horas, a usinagem é a resposta certa!

São muitas as áreas de atuação em que a usinagem se faz presente. E, basicamente, ela é necessária a todos os processos produtivos existentes.

Quer entender melhor o que é este processo conhecido como usinar peças? Você está no lugar certo! Ao longo deste artigo serão abordados vários tópicos sobre esse assunto. Por isso continue lendo!

O que significa “Usinar peças”?

Usinar é um verbo que indica a ação de talhar peças e formas, principalmente matéria-prima e material bruto.

Bem comum no meio industrial, usinar peças significa trabalhá-las de modo que se encaixarem aos processos de que devem fazer parte. Como, por exemplo, maquinário e alguns produtos finais.

Usinagem é o procedimento mecânico pelo qual toda peça deve passar para ganhar a forma predestinada. Podendo ser metálica ou não, geralmente matérias brutas são utilizadas dentro das usinas com este fim.

A importância de usinar peças

Não é que usinar peças seja importante. Na verdade, este processo é indispensável a todos os segmentos da indústria que precisam dar uma forma e definição para os seus produtos.

Contribuindo desde a criação das linhas de produção das fábricas até a constituição de produtos acabados, como carros e caminhões, por exemplo, a usinagem é parte determinante do sucesso do negócio.

Como usinar peças

E se você está pensando como é possível usinar peças, primeiramente é necessário ter em mãos o material e as ferramentas necessárias.

Feito isso, é hora de traçar a peça, fazer os cortes, os furos e até mesmo a abertura da rosca.

As variações ocorrem conforme o objetivo pelo qual a peça está sendo feita. Por isso mesmo é importante que o projeto esteja sempre muito claro antes que as peças comecem a ser usinadas no material escolhido.

Processos de usinagem

Agora que você conferiu o que significa usinar peças, é importante dizer que existem vários processos de usinagem. A seguir estão listados alguns dos principais. Acompanhe quais são eles neste resumo:

  • Aplainamento: Método de usinar peças que consiste em usar a plaina para cortar o material, é uma das alternativas para acabar com as irregularidades de suas superfícies.
  • Brochamento: Corte feito a partir de uma brocha, este procedimento de corte tem seus cinzéis aumentados conforme cada nível é transposto.
  • Eletroerosão: Uma forma de usinar peças mais especiais, é quando o corte é feito a partir de descargas elétricas.
  • Fresamento: Conhecido ainda como fresagem, esse tipo de usinagem é usado principalmente para criar engrenagens, coroas de comando entre outros mais.
  • Furação: Um dos mais usados pela indústria manufatureira, o processo de usinagem conhecido como furação é quando a peça recebe um furo. Destacando-se que a grande maioria passa por este procedimento.
  • Serramento: Quando uma serra é utilizada para dar forma a diferentes materiais como aço, plásticos entre outros.
  • Torneamento: É possível usinar peças a partir dessa que é uma máquina ferramenta. Capaz de girar a peça, essa máquina é bem útil, prática e precisa em seus cortes e delimitações.

Vale dizer que a usinagem começou como algo extremamente manual, porém hoje é feita a partir de máquinas de altíssima precisão. Elas cortam, definem e tornam as peças utilizáveis.

Conseguiu entender melhor o que é e qual a importância de usinar peças? Então agora aproveite para entrar em contato com a Braniva, tire todas as suas dúvidas sobre o assunto e solicite as informações de que precisa!

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *